segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Explicações e Passiflora misera


Dizem que a primeira postagem é a mais difícil. Bom a idéia do blog foi do Pablo depois das nossas conversas sobre biologia, sociedade, organização política... Sobre o que me angustiava, indignava, inquietava.

O Pablo dizia: você precisa escrever isso, faz um blog. Com esse argumento transfiro parte da culpa do que lerão aqui a ele.

Aqui quero expor minha opinião sobre assuntos diversos.Desde as angustias de ser bióloga e querer preservar e defender a natureza, quando uma maioria apenas quer defender seus interesses, muitas vezes, defendendo uma pseudo-sustentabilidade. Das muitas angustias de ser professora. Das minhas plantas sobre as suas singularidades, beleza, diversidade. Enfim, sobre o que eu amo e respeito, respeitando a opinião das outras pessoas, mas oferecendo um contraponto voltado para o habitat de todos os seres vivos.

A foto é de Passiflora misera é uma das várias espécies de maracujá que encontramos na natureza, nativa do Brasil, é extremamente comum em locais em regeneração. Então preste um pouco mais de atenção por onde passa, você pode ter a agradável surpresa de ver as delicadas flores brancas e os pequenos frutos roxos dessa planta, que, como muitas outras, passa despercebida por nossos olhos, mas podem encher de alegria a quem para e admirar sua delicada beleza.

Um comentário:

  1. Cara Taise
    O que me levou ao seu blog foi a foto da Passiflora que vc postou.
    Vou contar a história:
    Sou Botânica e professora da UFMA em São Luis-MA. Tenho uma trepadeira que nasceu espontaneamente num vaso e, como ela tem folhas lindas, deixei lá para ver se descobria quem era.
    Faz muito tempo que ela esta lá e não deu flores ainda, o que me impossibilitou de saber quem era. Também não sei muito de sistemática já que sou anatomista vegetal.
    Muito bem.
    Nesse domingo esteve aqui em casa uma botânica do Rio de Janeiro que está trabalhando comigo e mostrei a planta para ela.
    Ela também não sabia quem era mas ficou com a planta na cabeça e foi pesquisar.
    Hoje ela me manda um email falando de um trabalho de uma amiga do Rio com passifloracee e que pela prancha tinha uma bem parecida com a minha.
    Aí eu entro com o nome no google e chego até seu blog.
    Achei isso muito legal: como essa Passiflora ligou 3 botânicas de gerações diferentes e de 3 extremos desse imenso país.
    Um beijo
    Emilia

    ResponderExcluir