quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resposta para Emilia

Cara Taise
O que me levou ao seu blog foi a foto da Passiflora que vc postou.
Vou contar a história:
Sou Botânica e professora da UFMA em São Luis-MA. Tenho uma trepadeira que nasceu espontaneamente num vaso e, como ela tem folhas lindas, deixei lá para ver se descobria quem era.
Faz muito tempo que ela esta lá e não deu flores ainda, o que me impossibilitou de saber quem era. Também não sei muito de sistemática já que sou anatomista vegetal.
Muito bem.
Nesse domingo esteve aqui em casa uma botânica do Rio de Janeiro que está trabalhando comigo e mostrei a planta para ela.
Ela também não sabia quem era mas ficou com a planta na cabeça e foi pesquisar.
Hoje ela me manda um email falando de um trabalho de uma amiga do Rio com Passifloracae e que pela prancha tinha uma bem parecida com a minha.
Aí eu entro com o nome no google e chego até seu blog.
Achei isso muito legal: como essa Passiflora ligou 3 botânicas de gerações diferentes e de 3 extremos desse imenso país.
Um beijo
Emilia

O comentário acima foi postado no início do ano pela Emilia, fazia tanto tempo que não entrava no meu próprio blog que faz pouco que o vi. Senti-me na obrigação de postar alguma coisa, de responder a Emilia.

Emilia, fiquei muito feliz de ler o seu comentário, mesmo que com um atraso imenso, quero agradecer-lhe pelo recado. Espero que a tua trepadeira tenha florescido e que seja mesmo uma Passiflora misera. É muito gratificante saber que a botânica pode unir pessoas de locais tão diferentes que tem o objetivo de conhecer, estudar e proteger a nossa flora.

Um beijo Emilia